Weby shortcut
Cabeçalho Caxim

Notícias

Opções Avançadas   Busca exata   Todas as palavras   Qualquer uma das palavras
Sala da Estudos da FD é reformada pela Vetusta e tem sua inauguração no dia 11 de maio
É inaugurada a nova Sala de Estudos da FD
Em 11/05/2016 às 18:51

Como parte das comemorações do aniversário do CAXIM, na Semana XI de Maio, foi inaugurada essa manhã a nova Sala da Estudos da Faculdade de Direito.

Nota de repúdio ao machismo nos Movimentos Sociais e Estudantis
Em 30/08/2015 às 09:57

A Gestão Voz Ativa do Centro Acadêmico XI de Maio (CAXIM) da Faculdade de Direito da UFG vem por meio desta nota de repúdio assinada pelo Coletivo Feminista Pagu prestar apoio e se solidarizar com o engajamento da luta feminista em combate ao machismo dentro dos movimentos sociais.

E dessa forma, queremos tornar claro o reconhecimento do objeto-conteúdo defendido pela nota, assim como o espaço de protagonismo que as mulheres possuem no feminismo. Apesar da identificação do Coletivo Pagu enquanto movimento social de esquerda, o CAXIM não pretende delimitar-se ideologicamente por reconhecer a diversidade política de seus associados e assim pretender representar a todxs, sem distinção.

Além disso, nós como uma gestão plural, onde os associados são representados por membros de diversos segmentos sociais, queremos ressaltar a importância da participação e da voz ativa da mulher no cenário político e que só com a sua contribuição poderemos fazer alcançar o Estado Democrático de Direito de fato. Lutamos para que haja liberdade e respeito para e entre todxs.

Somos a Gestão Voz Ativa e assim cremos profundamente que nem as mulheres e nem outrem merecem ser silenciados por exercer seus direitos fundamentais!

Estamos todxs juntxs nessa luta!

 


 

NOTA DE REPÚDIO AO MACHISMO NOS MOVIMENTOS SOCIAIS

Considerando o histórico de opressão do empoderamento de mulheres e as recorrentes denúncias de atitudes machistas dentro do movimento estudantil, o Coletivo Feminista Pagu vem por meio desta nota se solidarizar e prestar apoio a todas as companheiras que passaram por qualquer constrangimento para fazer valer sua opinião.

Cremos, enquanto mulheres que lutam por uma sociedade mais justa, plural e igualitária, que os movimentos sociais devem estar consubstanciados na fraternidade e no respeito máximo de uns para com os outros, sem distinção de gênero ou de qualquer natureza.

Apelamos para que todas as coletividades e seus membros que atuam em movimentos estudantis e outras organizações políticas tenham a responsabilidade de assegurar o tratamento igualitário a todxs e que prezem pela manifestação da diversidade política, pois só assim temos a certeza de estarmos sendo democráticos e respeitando a liberdade de outrem de se exprimir, fazendo, assim, reconhecer a pluralidade.

Além disso, precisamos compreender que o meio político ainda apresenta alguns obstáculos para que as mulheres participem e se expressem em sua plenitude, pois nele há o predomínio de poder e voz de homens.

Lutamos para que todxs possam gozar de sua liberdade como meio de atingir a própria felicidade e para isso temos que combater qualquer tipo de opressão, que pode incutir o medo ou desânimo de mulheres se expressarem e não serem respeitadas em algum momento, inibindo assim a sua participação, que é um motivo muito caro de sua luta por espaço na política.

Afinal, a luta de todxs nós, enquanto movimentos sociais de esquerda, está baseada na construção conjunta de um futuro melhor que alcance a todxs, que historicamente temos lutado para nos livrar de nossos grilhões, impostos pelos detentores do poder patriarcal.

Esperamos não repetir esse histórico de opressões e sim nos unir para a conquista de uma sociedade fraterna.

 

Perfil do Coletivo PAGU no Facebook: https://www.facebook.com/coletivo.pagu

Movimento Estudantil Coletivo PAGU LUTA

Convenio AF
Convênios do CAXIM
Em 30/08/2015 às 09:46

Com o intuito de promover o estudo de idiomas e ampliar o currículo acadêmico de seus associados, o CAXIM firmou convênio com várias escolas de idioma, assim como com grupos que desenvolvem eventos e cursos na área jurídica. Confira alguns dos convênios e vantagens logo abaixo e entrem em contato com os grupos para se manterem informados quanto às próximas oportunidades. 

 

 

CONVÊNIO COM A AGATRA:

Xs associadxs ao CAXIM têm direito a 50% de desconto do valor comum para estudantes de graduação nos eventos acadêmicos/científicos realizados pela AGATRA. 

Página da AGATRA no Facebook: https://www.facebook.com/agatra.adv?ref=ts&fref=ts 

Portal da AGATRA: http://www.agatra.org/

 

 

CONVÊNIO COM A ALIANÇA FRANCESA: 

Que tal começar um idioma novo? Requisitado pelos programas com bolsa para iniciação científica, o estudo de uma nova língua amplia horizontes e agrega conhecimento à área jurídica. Não percam essa oportunidade!

O CAXIM recentemente fechou convênio com a Aliança Francesa de Goiânia. Confiram as turmas deste semestre através do link: http://www.afgoiania.com.br/?metodo=cursos&id=12973

Para outras informações, acessem a página no Facebook: https://www.facebook.com/aliancafrancesago ou liguem para (62) 3215-5735 / 3920-2919 (AF em Goiânia).

 

Convenio AF

 

CONVÊNIO COM O CENTRO BRASIL ESPANHA

O convênio entre o CAXIM e o Centro Brasil Espanha está com novidades para o segundo semestre:

*No Brasil España alunos do CAXIM têm 20% de desconto em qualquer horário, em turmas com mais de cinco alunos.

*Para que os associados ao CAXIM tenham o DESCONTO DE 45% é preciso que a turma seja composta por 12 alunos da FD. Portanto, o CAXIM está formando turmas com os alunos interessados para que nossos alunos tenham direito ao benefício. Com o desconto de 45% a mensalidade custará R$ 125,40.

Os horários das aulas serão combinados entre os alunos da turma e a Coordenação do Centro Brasil España. E tem TURMA NOVA PARA INICIANTES COMEÇANDO EM SETEMBRO, ÀS TERÇAS E QUINTAS A PARTIR DAS 18:30. Não percam! 

Convenio BE

Convênios CAXIM ICA Brasil Espanha Aliança Francesa AGATRA LEMON

Reconhecimento da legalidade do casamento gay
Em 27/06/2015 às 11:46

O Estado norte-americano acaba de reconhecer a legalidade do casamento gay. O avanço mostra o seguimento no caminho de promoção da equidade na sociedade estadunidense. Esse marco ainda não é realidade brasileira, embora a união homoafetiva já seja reconhecida no Brasil, pelo STF, garantindo alguns direitos, como o direito à adoção, à comunhão parcial de bens e a pensões do INSS, aos casais de mesmo sexo. 

 

O caminho para o Brasil segue, com algumas curvas e paradas, mas avançando! Queremos e buscaremos uma realidade de igualdade, justiça e compreensão para este país. As diferenças de sexo, gênero e escolhas não devem obstruir as liberdades de cada um e de uma coletividade. 

 

Seguimos na luta! 

Caxim 02

direitos equidade igualdade casamento gay

Biblioteca do CAXIM é aberta à FD!
Em 08/06/2015 às 21:48

Recentemente a Gestão Voz Ativa esteve envolvida com a organização e catalogação do acervo bibliotecário do CAXIM. O resultado é um conjunto de títulos importantes e de obras fantásticas disponíveis para uso de todxs da Faculdade de Direito da UFG. O processo de empréstimo será devidamente regulamentado para que seja feito o controle do acervo. Confiram nos arquivos em anexo o regulamento, assim como o catálogo dos livros que estarão disponíveis a partir de amanhã, terça 09. 

 

Lembrando que os períodos de empréstimo serão às terças e quintas, durante o intervalo (matutino, 8:50-9:10; e, noturno, 20:20-20:40). 

 

Quer contribuir com o acervo? Entre em contato conosco através do portal da ouvidoria ou com um dos membros do CAXIM na própria Faculdade. 

biblioteca do CAXIM

Lei de Terceirizações: Debate
Em 06/05/2015 às 12:54

Ainda no mês de abril, a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei nº 4.330, também conhecido como Lei de Terceirizações. Ainda em processo de apreciação pelo Senado Federal, o texto do Projeto gera discordâncias e provoca polêmica em torno de um ponto em especial: a questão da ampliação genérica dos setores e das atividades que poderão ser terceirizados. 

 

Debate Lei de Terceirizações

Resultado dos JID's
Em 06/05/2015 às 12:45

No final de semana do dia 25 e 26, ocorreram os Jogos Internos do Direito, os JID's, edição 2015, no Clube Ferreira Pacheco. Foram vários jogos de diversas modalidades, como vôlei, futsal, handebol, até mesmo campeonato de sinuca e de truco. Esse evento é uma tradição da FD que busca integrar as turmas através dos esportes e de muita diversão, desde aquelas recém-ingressas até às que já se graduaram.

 

JOGOS INTERNOS DO DIREITO

Nosso Luto
Por condições mais justas e dignas axs trabalhadores!
Em 06/05/2015 às 11:39

No dia 1º de Maio, comemora-se o Dia Internacional dos Trabalhadores. O CAXIM acredita que apenas a partir do tratamento com respeito e dignidade de todxs xs que se dispõe a exercer uma atividade poderemos realmente viver e comemorar avanços nas relações e ambientes de trabalho.

Intervenção CAXIM violência Dia Primeiro de Maio Fotos Trabalhadores direitos

Venham participar da I Simulação Jurídica!
Em 10/04/2015 às 21:45

O CAXIM convida a tod@s para participar da I SiJu, Simulação Jurídica, organizada pelo Centro Acadêmico XI de Maio em cooperação com o Centro Acadêmico Vinícius de Morais (representação estudantil do curso de Relações Internacionais da UFG).

Essa Simulação terá o intuito de colocar os discentes de ambos os cursos em contato com a prática de um tribunal internacional. O contexto da Simulação será o de pós-Segunda Guerra, quando da instalação do Tribunal de Nuremberg.

O processo seletivo para participar da organização da SiJu já está aberto!! Vocês podem se inscrever através do formulário clique aqui.

Além do formulário, uma carta de motivação deverá ser enviada respondendo o porquê da vontade de participar da organização do evento, qual o seu interesse no tema, assim como o porquê você deveria ser selecionado para participar do comitê organizador da SiJu.

Para maiores informações, como critérios de elegibilidade, período de ocorrência do evento, dentre outras, consultem o EDITAL na coluna à esquerda!

Quaisquer dúvidas, o CAXIM está à disposição!!

Venham tod@s!!!

I SIJU SIMULAÇÃO JURÍDICA CAXIM CA VINICIUS DE MORAIS I SIJU SIMULAÇÃO JURÍDICA

JIDS 2015
Vem aí os JID's 2015!!
Em 09/04/2015 às 16:43

Logo mais, entre os dias 25 e 26 de abril, ocorrerá os Jogos Internos do Direito 2015, promovido e organizado pelo CAXIM! Estudantes do curso de Direito da UFG, campus Goiás, Jataí e Goiânia, não percam esta oportunidade de jogar diversas modalidades, se divertir e conhecer pessoas novas do curso! 

JIDS JOGOS INTERNOS DO DIREITO JIDS 2015 Esportes

Parceroa BE
Aconteceu por último!
Em 26/03/2015 às 01:40

Confiram as novidades quentinhas que o CAXIM traz para vocês, associados do Centro Acadêmico XI de Maio

parcerias Brasil Espanha Aliança Francesa faxina do CAXIM Centros de Línguas

LOGO ICA
Workshop: Como (não) se faz uma resenha
Em 03/03/2015 às 01:43

Na última terça, dia 24 de fevereiro, ocorreu o primeiro evento da série Hora da Resenha, a nova atividade de extensão da Faculdade de Direito da UFG. 

Instituto Carlos André Parceria HORA DA RESENHA workshop

Lemon
O CAXIM anuncia nova parceria com Lemon
Em 20/02/2015 às 13:20

"E se a vida te desse limões, o que você faria com eles?" A partir dessa ideia, surgiu o Clube de Empreendedorismo, Lemon. O CAXIM partilha das mesmas ideias de inovação e criação e estabelece, assim, a parceria

Parceria LEMON Empreendedorismo parcerias

Hora da Resenha
Workshop: Como (não) se faz uma resenha
Em 18/02/2015 às 23:07

O workshop Como (não) se faz uma resenha é fruto da parceria entre o CAXIM e o Instituto Carlos André. Ele dará abertura à série de eventos da nova atividade de extensão da Faculdade de Direito da UFG: a Hora da Resenha

 

Parceria convênio Instituto Carlos André HORA DA RESENHA workshop resenha