Weby shortcut
Cabeçalho Caxim

Notícias

Opções Avançadas   Busca exata   Todas as palavras   Qualquer uma das palavras
CAXIM divulga edital para eleições do Pleito 2019
Em 12/11/2018 às 10:58

Já está disponível o Edital de convocação e inscrições para eleições do Centro Acadêmico XI de Maio - Pleito 2019

Empadão2018
Saiu o edital para o Empadão Literário, vem conferir!
Em 07/11/2018 às 11:07

O tema do Empadão Literário de 2018 é "Essa Voz Somos Nós". Quer participar de alguma das categorias? Vem conferir o Edital!

Vem conferir a lista de trabalhos que serão apresentados no EDIPEx!
Em 08/08/2018 às 18:27

Foi divulgada as listas dos resumos, artigos e pôsteres para a apresentação na primeira edição do evento. Confira!

VII Congresso Brasileiro de Direito Socioambiental - Último prazo para envio de trabalhos!
Em 31/07/2018 às 09:06

Já submeteu o seu trabalho no Congresso Brasileiro de Direito Socioambiental? Se ainda não o fez, não perca o prazo: a submissão de trabalhos ocorrerá somente até o dia 05/08/2018! Saiba mais.

Processo Seletivo do Programa de Monitoria 2018.2
Em 31/07/2018 às 08:49

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Programa de Monitoria 2018.2. As inscrições serão realizadas exclusivamente via SIGGA, no período de 16/07/2018 a 15/08/2018. Acesse o edital!

Congresso 120 anos
IV Congresso da Faculdade de Direito - Os 120 anos da Faculdade de Direito: contributos e desafios ao ensino jurídico do futuro
Em 31/07/2018 às 08:39

Entre os dias 13 e 15 de agosto ocorrerá na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás o IV Congresso da Faculdade de Direito - Os 120 anos da Faculdade de Direito: contributos e desafios ao ensino jurídico do futuro, em parceria com o CAXIM. O evento garantirá certificado de 30h complementares e a inscrição é GRATUITA. Confira a programação!

Shecaira
Semana XI de Maio será realizada entre 8 e 11 de maio com Sérgio Salomão Shecaira e muito mais: faça aqui sua inscrição!
Em 26/04/2018 às 15:37

No dia 8 de maio às 19 horas, abrindo a semana comemorativa dos 85 anos do Centro Acadêmico XI de Maio, teremos Sérgio Salomão Shecaira no Salão Nobre da Faculdade de Direito da UFG para proferir palestra e lançar o livro "Drogas, desafios contemporâneos", que organizou juntamente com o professor espanhol Xabier Arana e as professoras da Casa, Franciele Cardoso e Bartira Macedo de Miranda.

Link de inscrição para a Semana: https://goo.gl/forms/6QDIEBe02J5iR33H2

Link de inscrição pra a palestra do Sérgio Shecaira: https://goo.gl/forms/CyJTTRsg3tpLCn1K3

Semana XI de Maio

Foi aberto o edital para envio de temas do Folhetim XI de Maio!
Em 20/04/2018 às 11:21

Dando continuidade ao projeto retomado em março de 2018, a Gestão Mais Bonita da Cidade anuncia a publicação do edital de envio de textos para a próxima edição do Folhetim XI de Maio.

Semana do Calouro
SAIU A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA SEMANA DO CALOURO 2018!
Em 16/03/2018 às 21:00

A Semana do Calouro 2018 está saindo do forno! A Semana Acadêmica da Faculdade de Direito da UFG ocorrerá entre os dias 19 e 23 de março e contará diversas atividades. Não percam!

eventos semana do calouro

faixa
O CAXIM dá boas-vindas aos estudantes da FD em seu primeiro dia letivo de 2018
Em 14/03/2018 às 22:46

Na última terça-feira se iniciou o período letivo da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás. O CAXIM aproveitou para dar as boas-vindas a todos/as os/as estudantes.

penitenciaria
"Os impactos do Tráfico de Drogas no Sistema Penitenciário" também é assunto na Semana do Calouro!
Em 13/03/2018 às 22:22

Divulgada mais uma das mesas que comporão a Semana do Calouro 2018, também intitulada "Semana Acadêmica da Faculdade de Direito". Comporão a mesa a membro da Associação Internacional de Direito Penal - AIDP e do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - IBCCrim., Soraia da Rosa Mendes, e o Promotor de Justiça do Ministério Público de Goiás, Haroldo Caetano da Silva, mediados pela Profa. Dra. Franciele Cardoso.

BannerMesa2

Semana do Calouro 2018

Jacqueline Muniz
“Intervenção Federal: efetividade ou teatralidade?” é a primeira mesa da Semana do Calouro 2018
Em 12/03/2018 às 20:40

A mesa será composta pela professora do departamento de Segurança Pública da UFF, Jacqueline de Oliveira Muniz, o atual chefe do gabinete de assuntos estratégicos, ex-secretário da segurança pública do Estado de Goiás e ex-ministro da defesa nacional Ricardo Brisolla Balestreri e a professora de antropologia da UFF Ana Paula Mendes de Miranda. A mediação ficará por conta da Diretora da Faculdade de Direito Bartira Miranda.

eventos semana do calouro

Lênio na FD
Conferência Magna de Abertura do ano de 2018 na FD: Lênio Streck e os Predadores do Direito!
Em 12/03/2018 às 20:18

Para dar início ao ano letivo de 2018, o CAXIM em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGDP-UFG) e a direção da Faculdade de Direito trouxeram ao Salão Nobre desta Vetusta, no último dia 22, o Ilustríssimo Prof. Dr. Lênio Luiz Streck para proferir a Conferência Magna que tratou do tema "Direito e seus Predadores".

Sala da Estudos da FD é reformada pela Vetusta e tem sua inauguração no dia 11 de maio
É inaugurada a nova Sala de Estudos da FD
Em 11/05/2016 às 18:51

Como parte das comemorações do aniversário do CAXIM, na Semana XI de Maio, foi inaugurada essa manhã a nova Sala da Estudos da Faculdade de Direito.

Nota de repúdio ao machismo nos Movimentos Sociais e Estudantis
Em 30/08/2015 às 09:57

A Gestão Voz Ativa do Centro Acadêmico XI de Maio (CAXIM) da Faculdade de Direito da UFG vem por meio desta nota de repúdio assinada pelo Coletivo Feminista Pagu prestar apoio e se solidarizar com o engajamento da luta feminista em combate ao machismo dentro dos movimentos sociais.

E dessa forma, queremos tornar claro o reconhecimento do objeto-conteúdo defendido pela nota, assim como o espaço de protagonismo que as mulheres possuem no feminismo. Apesar da identificação do Coletivo Pagu enquanto movimento social de esquerda, o CAXIM não pretende delimitar-se ideologicamente por reconhecer a diversidade política de seus associados e assim pretender representar a todxs, sem distinção.

Além disso, nós como uma gestão plural, onde os associados são representados por membros de diversos segmentos sociais, queremos ressaltar a importância da participação e da voz ativa da mulher no cenário político e que só com a sua contribuição poderemos fazer alcançar o Estado Democrático de Direito de fato. Lutamos para que haja liberdade e respeito para e entre todxs.

Somos a Gestão Voz Ativa e assim cremos profundamente que nem as mulheres e nem outrem merecem ser silenciados por exercer seus direitos fundamentais!

Estamos todxs juntxs nessa luta!

 


 

NOTA DE REPÚDIO AO MACHISMO NOS MOVIMENTOS SOCIAIS

Considerando o histórico de opressão do empoderamento de mulheres e as recorrentes denúncias de atitudes machistas dentro do movimento estudantil, o Coletivo Feminista Pagu vem por meio desta nota se solidarizar e prestar apoio a todas as companheiras que passaram por qualquer constrangimento para fazer valer sua opinião.

Cremos, enquanto mulheres que lutam por uma sociedade mais justa, plural e igualitária, que os movimentos sociais devem estar consubstanciados na fraternidade e no respeito máximo de uns para com os outros, sem distinção de gênero ou de qualquer natureza.

Apelamos para que todas as coletividades e seus membros que atuam em movimentos estudantis e outras organizações políticas tenham a responsabilidade de assegurar o tratamento igualitário a todxs e que prezem pela manifestação da diversidade política, pois só assim temos a certeza de estarmos sendo democráticos e respeitando a liberdade de outrem de se exprimir, fazendo, assim, reconhecer a pluralidade.

Além disso, precisamos compreender que o meio político ainda apresenta alguns obstáculos para que as mulheres participem e se expressem em sua plenitude, pois nele há o predomínio de poder e voz de homens.

Lutamos para que todxs possam gozar de sua liberdade como meio de atingir a própria felicidade e para isso temos que combater qualquer tipo de opressão, que pode incutir o medo ou desânimo de mulheres se expressarem e não serem respeitadas em algum momento, inibindo assim a sua participação, que é um motivo muito caro de sua luta por espaço na política.

Afinal, a luta de todxs nós, enquanto movimentos sociais de esquerda, está baseada na construção conjunta de um futuro melhor que alcance a todxs, que historicamente temos lutado para nos livrar de nossos grilhões, impostos pelos detentores do poder patriarcal.

Esperamos não repetir esse histórico de opressões e sim nos unir para a conquista de uma sociedade fraterna.

 

Perfil do Coletivo PAGU no Facebook: https://www.facebook.com/coletivo.pagu

Movimento Estudantil Coletivo PAGU LUTA