Antídoto - 2009

Gestão Antídoto - 2009

A Gestão Antídoto foi conformada com o objetivo de aglutinar estudantes que estavam insatisfeitos, por exemplo, com as fragilidades do ensino que estamos recebendo; com a não-efetividade da pesquisa e da extensão na faculdade, com a falta de representação legítima nas instâncias administrativas do corpo discente; enfim, com a falta de resolução dos problemas.

Nos importando com a qualidade do futuro - profissional individual e da sociedade - acreditamos que a faculdade pode se tornar um centro de produção do conhecimento, comprometida com a realidade social.

A GESTÃO ANTÍDOTO SE PAUTA PELOS SEGUINTES PRINCÍPIOS:

1. Formação Jurídica

Entendemos que uma Universidade Pública, e em particular nossa faculdade com toda sua tradição, deva preocupar-se constantemente com seu papel de formar protagonistas ativos na construção de uma sociedade melhor. Acreditamos que o CAXIM deve vanguardear o debate e impulsionar a melhoria de nosso curso ampliando nossa formação em seus três aspectos: o ensino, a pesquisa e a extensão.

2. Uma Gestão Democrática

Partimos da constatação aparentemente óbvia: O CAXIM não se limita em sua diretoria! Envolver um número considerável de estudantes em diversas comissões de trabalho e fazer funcionar as instâncias superiores de decisão é dever de uma gestão democrática. Qualquer destaque individualista fora disso pode servir apenas a interesses de pequenos grupos ou do personalismo de certos indivíduos.

3. Um CAXIM presente e efetivo

Uma tarefa central é: mobilizar, envolver e organizar um grande número de estudantes para realizar as diversas tarefas de nosso Centro Acadêmico. Fazer valer a Assembléia Geral dos Estudantes para as decisões de caráter geral, transformar o Conselho de Representantes de Turma em uma instância de decisão com reuniões periódicas e criar as Comissões de Trabalho junto aos departamentos. Enfim, colocar o CAXIM presente na vida de cada estudante. Preocupar com os diversos aspectos da vida universitária e de nossa formação.

4. Uma Nova Política Estudantil

Um CAXIM independente frente à direção da faculdade e à reitoria, politicamente autônomo! Que não se submeta a interesses de partidos políticos que queiram transformá-lo em comitê eleitoral. Um CAXIM que priorize o debate político franco e aberto. Que atue na construção do movimento estudantil de Direito e no movimento estudantil de maneira geral com o compromisso de centrar na construção de uma educação a serviço de nossa nação. Somos parte de toda uma situação econômica, política, cultural e por isso temos o dever de nos posicionar e interagir com toda essa realidade. Contextualizar o CAXIM no âmbito do movimento estudantil e em suas relações com os demais movimentos populares. Aqui em nossas especificidades encontram-se o reflexo de todos os problemas gerais.

PROPOSTAS DA GESTÃO ANTÍDOTO:

Educação Jurídica

- Promover cursos de extensão que relacione o Direito com as necessidades sócio-profissionais dos estudantes, proporcionando um contato com a realidade social

- Planejar uma estratégia de mensurar a atividade docente, na qual os próprios estudantes avaliarão o processo educacional, para posterior publicação e envio à direção da faculdade que deverá tomar, caso necessário, as medidas cabíveis para sanar as distorções

- Reivindicar para a biblioteca pelo menos 10 exemplares de cada livro da bibliografia básica das disciplinas

Patrimônio e Finanças

- Fazer regularmente a manutenção dos equipamentos e adquirir os que forem de necessidade para o CAXIM

- Prestação de contas mensais

- Previsão de gastos mensais

Comunicação

- Tornar periódico as reuniões com os representantes de classe, potencializando as especificidades de cada sala e encaminhando as demandas – Conselho de Representantes

- Realizar semestralmente uma Assembléia Geral ordinária, para deliberações mais importantes

- Publicar periodicamente o Jornal “XI DE MAIO”

- Desenvolver o site do CAXIM

- Criar a Ouvidoria do CAXIM – um livro onde todos aqueles que não se sintam a vontade de falar poderão expressar suas reclamações e sugestões, a serem apreciadas e encaminhadas pela gestão do CAXIM na reunião subseqüente.

Cultura e Eventos

- Manter e aperfeiçoar o projeto “Musicalices”

- Criar e manter um cineclube

- Organizar a Choppada do Direito