Cabeçalho Caxim
Jacqueline Muniz

“Intervenção Federal: efetividade ou teatralidade?” é a primeira mesa da Semana do Calouro 2018

A mesa será composta pela professora do departamento de Segurança Pública da UFF, Jacqueline de Oliveira Muniz, o atual chefe do gabinete de assuntos estratégicos, ex-secretário da segurança pública do Estado de Goiás e ex-ministro da defesa nacional Ricardo Brisolla Balestreri e a professora de antropologia da UFF Ana Paula Mendes de Miranda. A mediação ficará por conta da Diretora da Faculdade de Direito Bartira Miranda.

Pela primeira vez na história da atual Constituição é decretada a intervenção federal em um Estado. O Rio de Janeiro vira então palco de um laboratório de um experimento institucional e social sem precedentes na história recente do país. De um lado, o governo de Temer repete aos ares as boas intenções que tem a intervenção, com seu aparente escopo no chamado “caos” na Segurança Pública. De outro, especialistas e organismos internacionais apontam que a manobra é não mais do que populista, truculenta e muito perigosa para a saúde da democracia brasileira.

Em meio a este contexto, o Centro Acadêmico XI de Maio – CAXIM, tem a honra de anunciar a Mesa “Intervenção Federal: efetividade ou teatralidade?”, em que debaterão a professora do departamento de Segurança Pública da UFF, Jacqueline de Oliveira Muniz, o atual chefe do gabinete de assuntos estratégicos, ex-secretário da segurança pública do Estado de Goiás e ex-ministro da defesa nacional Ricardo Brisolla Balestreri, e a professora de antropologia da UFF Ana Paula Mendes de Miranda, mediados pela Diretora da Faculdade de Direito Bartira Miranda.

O evento faz parte da Semana Acadêmica da Faculdade de Direito - Temas da Democracia em Debate, que terá lugar na Faculdade entre 19 e 23 de março. As inscrições para a Semana serão no valor de R$ 40,00 e darão a direito a certificado de todas as palestras (frequência mínima de 75%).

Faça a pré-inscrição AQUI.

Obs.: Também será possível se inscrever em cada palestra no dia do evento (R$ 5,00).

Participe! Logo mais serão divulgadas as próximas Mesas.

Mesa Segurança

Categorias: eventos semana do calouro