
CAXIM promove exposição "Direito à Memória e à Verdade"
A Gestão Consciência-2010 apresenta, como parte inicial do Projeto “O Direito pela Arte!” a exposição de imagens intitulada “Direito à Memória e à Verdade”. A exposição tem por objetivo iniciar a discussão a respeito do Eixo Orientador VI do Programa Nacional de Direitos Humanos-3 (PNDH-3), que levanta a problemática da investigação do passado como norte fundamental para a construção da cidadania.
Acreditamos que o trabalho de reconstituir a memória exige revisitar o passado e compartilhar experiências de dor, violência e mortes. Somente depois de lembrá-las e fazer seu luto, será possível superar o trauma histórico e seguir adiante. Por isso acreditamos ser tão importante o processo de resgate histórico e ampliação do acesso a todos os arquivos e documentos produzidos durante o regime militar, no âmbito das políticas de proteção dos Direitos Humanos.
A discussão que ora iniciamos, pretendemos dar prosseguimento com a exibição, em nosso projeto cultural Cineclube, do filme Batismo de Sangue, que relata a repressão sofrida por Frei Betto durante os anos de chumbo da ditadura militar brasileira. A exibição do filme será seguida por debate conduzido por Pe. Geraldo, da CAJU – Casa da Juventude, a acontecer no dia 17/03 (quarta-feira), das 15 h às 18 h, no Salão Nobre da FD.
Por fim, convidamos a todos a participarem do debate integrante da Calourada Unificada-2010, organizada pelo NAJUP (Núcleo de Assessoria Jurídica Universitária Popular) em parceria com o DCE-UFG (Diretório Central dos Estudantes), Programa Nacional de Direitos Humanos e Regime Militar: Resolução de questões inacabadas ou Reabertura de feridas?, a acontecer no dia 19/03, a partir das 18:30h, no Salão Nobre da FD, com presença de Dom Thomas Balduíno, David Maciel (Professor de História da UFG), Sueli Bellato (Ministério da Justiça - Comissão de Anistia) e o Prof.º Dr. Pedro Sérgio dos Santos (Prof.º da FD).
Fonte: Gestão Consciência