
Estudantes organizam manifestação contra a situação dos ônibus e terminais
O Diretório Central dos Estudantes (DCE-UFG) irá promover uma Manifestação Estudantil na próxima terça-feira, dia 23/03, a partir das 07:00 horas, no Terminal Pça. da Bíblia, com o intuito de protestar contra a situação caótica em que se encontra os ônibus e terminais de Goiânia.
O CAXIM, enquanto representante dos estudantes da Faculdade de Direito da UFG, entra como apoiador dessa manifestação e convida a todos a participarem desta manifestação.
Abaixo o texto de divulgação do DCE-UFG:
Você está satisfeito com os ônibus e terminais de Goiânia?
As condições do transporte Coletivo em Goiânia são e sempre foram vergonhosas. Quem precisa enfrentar um ônibus ou terminal todos os dias sabe o quanto esse dia-a-dia é duro e humilhante. Dentro de ônibus lotados, estudantes, trabalhadores, senhoras, pais de família têm que se apertar para ter o direito de se locomover pela cidade.
Atrasos, lotação excessiva nos ônibus, empurra-empurra nos terminais, ônibus que deixam de parar em pontos, medo de perder o último ônibus da linha, medo de ser furtado dentro dos ônibus cheios, medo de perder o emprego. Tudo isso são coisas que o cidadão de Goiânia que precisa do transporte público para seguir sua vida tem que conviver diariamente.
Nos terminais (como no horrível Terminal Praça da Bíblia, por exemplo) os problemas são maiores ainda. Quem já pegou ônibus em terminal sabe que antes de conseguir embargar, é preciso passar por um verdadeiro funil, agüentar empurrões, apertos, desespero. As condições pelas quais a população é obrigada a passar não se comparam nem às condições em que animais são transportados! Ainda, meio a isso tudo, várias vezes somos obrigado a ficar vendo ônibus parados esperando o “horário da escala”. O motivo para tanta humilhação é bem simples: o que move as empresas que administram o transporte em Goiânia não é a vontade de fornecer um transporte de qualidade. O que move as empresas do transporte é o lucro, o dinheiro. Alguém ainda tem dúvidas quanto a isso?
A Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC) alega estar procurando melhorar as condições de viagens. Diz que após a reforma de um ou outro terminal, os problemas serão amenizados. Mas será que isso de fato vai acontecer? Quantas vezes já ouvimos as promessas de melhora? E alguém já viu a questão da lotação passar perto de ser resolvida?
Algumas das soluções apresentadas à população chegam a parecer brincadeira. Como é o caso do CityBus: quem é que pode pagar aquela tarifa absurda? Além dessa, a CMTC diz que agora “os usuários poderão conferir os horários dos ônibus pela Internet”. Fala isso como se todos os usuários do ônibus tivessem acesso à internet, como se fosse possível olhar isso em um ponto e como se isso resolvesse o problema da superlotação.
Esse pessoal do terno e gravata que manda no funcionamento dos ônibus, em verdade, não está lá muito preocupado com as condições. E só existe uma coisa que eles temem: a população organizada e reclamando.
É preciso que os usuários de ônibus unam suas vozes para dizer fim aos ônibus super lotados! Chega de terminais desumanos! Chega de motoristas apressados para cumprir as escalas dadas pelas empresas! É preciso que a população se una para dizer que CityBus não é solução, que queremos um transporte de qualidade e barato! Devemos dizer em alto em bom tom que não será admitido os aumentos do preço (que quase todo ano acontecem). É nosso dever dizer que queremos ônibus rodando 24 horas, terminais que suportem a quantidade de pessoas que por ali passam. Além disso precisamos questionar esse órgão que “fiscaliza” as empresas de ônibus. E ainda: apoiar a luta pelo passe livre dos estudantes – movimento que já existe forte em outras capitais.
CHEGA DE ABUSOS CONTRA O USUÁRIO DO TRANSPORTE COLETIVO.
Para isso, convidamos todos os que estejam revoltados com essa situação a juntarem suas vozes num grande grito por melhores condições de transporte em Goiânia.
Fonte: DCE-UFG