Hora da Resenha

Workshop: Como (não) se faz uma resenha

O workshop Como (não) se faz uma resenha é fruto da parceria entre o CAXIM e o Instituto Carlos André. Ele dará abertura à série de eventos da nova atividade de extensão da Faculdade de Direito da UFG: a Hora da Resenha

Uma iniciativa da Prof.ª Bartira Macedo de Miranda Santos e da discente de graduação da Faculdade de Direito, Juliana Matos, essa atividade de extensão da FD é aberta a estudantes de graduação, pós-graduação, profissionais e público em geral, interessados nas temáticas apresentadas em cada módulo do evento. O objetivo é fomentar a produção de massa crítica, a divulgação de obras e autores, o pensamento criminológico, a reflexão sobre os problemas e os grandes temas das ciências criminais de nosso tempo e incentivar a leitura, a escrita e a pesquisa.

O primeiro encontro é o workshop com o Prof.º Carlos André já no próximo dia 24, às 20h na Faculdade de Direito. Com o tema Como (não) se faz uma resenha, esse workshop terá a finalidade de instruir os participantes em uma melhor construção literária acadêmica e de alertar quanto a possíveis erros e vícios.

Faça sua inscrição online e gratuita clicando aqui

Os inscritos receberão certificado de participação com carga horária proporcional à participação no evento, de até 60 horas extracurriculares. Cada encontro corresponde a três horas extracurriculares.

Para certificação de 60 horas, será exigida a elaboração de duas resenhas. Uma do livro: SEMER, Marcelo. Princípios penais no Estado Democrático – Coleção Para Entender Direito. São Paulo: estudioeditores.com, 2014, R$ 25,00. (O livro pode ser adquirido antecipadamente no CAXIM ou no local do evento. Se preferir pode acessar o site do editor: www.paraentenderdireito.com.br). A segunda resenha pode ser de qualquer das obras da programação, à escolha do participante.

Hora da Resenha

PROGRAMAÇÃO 2015/1 TEMA: INTRODUÇÃO CRÍTICA ÀS CIÊNCIAS CRIMINAIS

1) WORKSHOP: COMO (NÃO) SE FAZ UMA RESENHA
Palestrante: Professor CARLOS ANDRÉ – Instituto Carlos André
DATA: 24/02/2015, Horário: das 20h às 21h30, Local: Salão Nobre da Faculdadede Direito

2) ANDRADE, Vera Regina Pereira de. A ilusão de segurança jurídica: do controle da violência à violência do controle penal. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2003, 336p.
Resenhista: Profa. Bartira Macedo de Miranda Santos
Debatedores: Prof. Adegmar José Ferreira e Vanessa Aragão
DATA: 10/03/2015, Horário: das 17h às 18h20, Local: Sala de Vídeos

3) BATISTA, Vera Malaguti. Introdução crítica à criminologia brasileira. Rio de Janeiro: Revan, 2014, 126p.
Resenhista: Profa. Bartira Macedo de Miranda Santos
Debatedores: Profa. Franciele Silva Cardoso e Júlia Faipher
DATA: 24/03/2015, Horário: das 17h20 às 18h20, Local: Sala de Vídeos

4) BATISTA, Nilo. Introdução crítica ao direito penal brasileiro. Rio de Janeiro: Revan, 2013, 134p.
Resenhista: Bruno Cortez ( UFPR)
Debatedores: Prof. Pedro Sérgio dos Santos e Hauny Rodrigues
DATA: 14/04/2015, Horário: das 17h20 às 18h20, Local: Sala de Vídeos

5) BARATTA, Alessandro. Criminologia Crítica e crítica do direito penal: introdução à sociologia do Direito Penal – Coleção Pensamento Criminológico nº 1. 6ª ed. Rio de Janeiro: 2011, 256p.
Resenhista. Profa. Bartira Macedo de Miranda Santos
Debatedores: Des. Edison Miguel da Silva Júnior e Juliana Matos
DATA: 28/04/2015 Horário: das 19h30 às 21h Local: Sala de Vídeos

6) ZAFFARONI, Eugênio Raúl. A questão criminal. Rio de Janeiro: Revan, 2013. 320p.
Resenhista: Grupo de Estudos e Pesquisa em Ciências Criminais – GEPEC
Data: 12/05/2015 Horário: das 19h30 às 21h Local: Sala de Vídeos

7) SEMER, Marcelo. Princípios penais no Estado Democrático – Coleção Para Entender Direito. São Paulo: Estúdio Editores.com, 2014.
Resenhistas: Estudantes do Grupo de Pesquisa em Defesa Social e Sistema Punitivo (NEDESSP).
Data: 26/05/2015 Horário: das 19h30 às 20:30h Local: Sala de Vídeos

8) SANTOS, José Cirino dos. A Criminologia Radical. 2ª ed. Rio de Janeiro: ICPC, Lumen Juris, 2006.
Data: 09/06/2015 Horário: das 17h20 às 18h20

9) CARVALHO, Salo. Antimanual de Criminologia. 5ª ed. São Pulo: Saraiva, 2013.
Resenhista: Beatriz Bonach
Data: 23/06/2015 Horário: 19h30

A pré-inscrição online e gratuita a cada módulo poderá ser feita através do formulário

Categorias: Parceria convênio Instituto Carlos André HORA DA RESENHA workshop resenha