Cabeçalho Caxim

Nota de repúdio ao machismo nos Movimentos Sociais e Estudantis

A Gestão Voz Ativa do Centro Acadêmico XI de Maio (CAXIM) da Faculdade de Direito da UFG vem por meio desta nota de repúdio assinada pelo Coletivo Feminista Pagu prestar apoio e se solidarizar com o engajamento da luta feminista em combate ao machismo dentro dos movimentos sociais.

E dessa forma, queremos tornar claro o reconhecimento do objeto-conteúdo defendido pela nota, assim como o espaço de protagonismo que as mulheres possuem no feminismo. Apesar da identificação do Coletivo Pagu enquanto movimento social de esquerda, o CAXIM não pretende delimitar-se ideologicamente por reconhecer a diversidade política de seus associados e assim pretender representar a todxs, sem distinção.

Além disso, nós como uma gestão plural, onde os associados são representados por membros de diversos segmentos sociais, queremos ressaltar a importância da participação e da voz ativa da mulher no cenário político e que só com a sua contribuição poderemos fazer alcançar o Estado Democrático de Direito de fato. Lutamos para que haja liberdade e respeito para e entre todxs.

Somos a Gestão Voz Ativa e assim cremos profundamente que nem as mulheres e nem outrem merecem ser silenciados por exercer seus direitos fundamentais!

Estamos todxs juntxs nessa luta!

NOTA DE REPÚDIO AO MACHISMO NOS MOVIMENTOS SOCIAIS

Considerando o histórico de opressão do empoderamento de mulheres e as recorrentes denúncias de atitudes machistas dentro do movimento estudantil, o Coletivo Feminista Pagu vem por meio desta nota se solidarizar e prestar apoio a todas as companheiras que passaram por qualquer constrangimento para fazer valer sua opinião.

Cremos, enquanto mulheres que lutam por uma sociedade mais justa, plural e igualitária, que os movimentos sociais devem estar consubstanciados na fraternidade e no respeito máximo de uns para com os outros, sem distinção de gênero ou de qualquer natureza.

Apelamos para que todas as coletividades e seus membros que atuam em movimentos estudantis e outras organizações políticas tenham a responsabilidade de assegurar o tratamento igualitário a todxs e que prezem pela manifestação da diversidade política, pois só assim temos a certeza de estarmos sendo democráticos e respeitando a liberdade de outrem de se exprimir, fazendo, assim, reconhecer a pluralidade.

Além disso, precisamos compreender que o meio político ainda apresenta alguns obstáculos para que as mulheres participem e se expressem em sua plenitude, pois nele há o predomínio de poder e voz de homens.

Lutamos para que todxs possam gozar de sua liberdade como meio de atingir a própria felicidade e para isso temos que combater qualquer tipo de opressão, que pode incutir o medo ou desânimo de mulheres se expressarem e não serem respeitadas em algum momento, inibindo assim a sua participação, que é um motivo muito caro de sua luta por espaço na política.

Afinal, a luta de todxs nós, enquanto movimentos sociais de esquerda, está baseada na construção conjunta de um futuro melhor que alcance a todxs, que historicamente temos lutado para nos livrar de nossos grilhões, impostos pelos detentores do poder patriarcal.

Esperamos não repetir esse histórico de opressões e sim nos unir para a conquista de uma sociedade fraterna.

Perfil do Coletivo PAGU no Facebook: https://www.facebook.com/coletivo.pagu

Categorias: Movimento Estudantil Coletivo PAGU LUTA