Semana Cultural - CAXIM, 76 anos de lutas e conquistas
Semana Cultural
CAXIM, 76 anos de lutas e conquistas.
A comemoração durou quatro dias. Várias personalidades estiveram presentes ajudando a fazer a festa! Principalmente os acadêmicos de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG) que estiveram envolvidos em todos os eventos.
Wanessa Mereb
No último dia 13, o Centro Acadêmico XI de Maio (CAXIM), comemorou aniversário. São 76 anos completos. Como presente, a nova gestão, Antídoto, preparou uma semana cheia de eventos. Exposição fotográfica, palestras, coquetel, muita música, filme e para fechar com estilo uma “choppada” universitária, para os acadêmicos de Direito da Universidade Federal de Goiás e amigos.
Para começar, na quarta-feira pela manhã, o fotógrafo João Caetano coloriu os corredores com imagens do Cerrado. Trata-se de sua exposição “Projeto Alerta”, que lhe rendeu um Leão de Ouro no Festival de Cannes, na França em 2002. Ele dividiu suas experiências durante uma palestra. Defendendo o bioma a seu lado, o superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA), Ary Soares dos Santos, discutiu sobre os problemas ambientais que enfrenta o Cerrado bem como a atuação do órgão no combate aos crimes ambientais. Ainda na quarta-feira à noite, o CAXIM trouxe de volta um antigo evento: O Empadão Literário. Em 1983 foi publicado o primeiro folhetim de poesias no qual todos os integrantes interessados da faculdade poderiam inserir suas obras. Era uma “verdadeira empada” recheada de poemas, crônicas, artigos, entre outros. O projeto foi relançado junto com um coquetel de empadinhas, na esperança de que vários novos escritores se aventurem a quinzenalmente publicar seus escritos nas páginas dos próximos folhetins! Para ajudar a saboreá-las, Marcelo Coelho cantou no Musicalices.
No dia seguinte, quinta-feira, foi a vez da dupla Capeta e Sabiá soltarem a voz. Na sexta-feira, teve a estréia do Cine Clube. O filme exibido, de Michelangelo Antonioni, Blow Up que trouxe às telas pela primeira vez, cena de nudez frontal (da cantora-atriz Jane Birkin). A história retrata a vida de um fotógrafo chamado Thomas, que pode ou não ter fotografado o assassinato do namorado de uma mulher misteriosa. Depois de assistirem, houve um debate no qual participou a psicanalista Glacy Roure. Por fim, sábado, no CEL da OAB, com o som da banda “Cocha Bamba”, realizou-se a choppada. E a apresentação das baterias “Mafiosa” do Direito-UFG, e “Banguela” da Odontologia-UFG. Cerca de 300 pessoas estiveram presentes. Aliás, foram consumidos mil litros de chopp, e 120 litros de suco com vodka, mais conhecido como “juízo”, logo dá para perceber que a festa esteve animada.
Apesar de a comemoração ter chegado ao fim, as realizações do CAXIM não param por aí. Estão programados vários outros eventos. Por exemplo, a apresentações da Orquestra Sinfônica de Goiânia, outras edições do Musicalices, e os Jogos Internos do Direito (JID’S), já confirmados. Aguardem!
Fonte: CAXIM